Fisioterapia domiciliar pós COVID

A Fisioterapia Domiciliar Pós Covid tem o objetivo de melhorar a dispneia (falta de ar), reduzir as complicações respiratórias, prevenir e reduzir as incapacidades e melhorar a funcionalidade e qualidade de vida. A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, que apresenta um quadro clínico variando de infecções assintomáticas a graves. Cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas leves. Aproximadamente 20% dos casos precisam de internação hospitalar por apresentarem dispneia (dificuldade para respirar/falta de ar) e destes, aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório em unidade de terapia intensiva (UTI).

A COVID-19 é uma doença infecciosa do trato respiratório, altamente contagiosa e que pode causar disfunção respiratória, física e psicológica nos pacientes afetados. Portanto, o processo de reabilitação é fundamental durante o tratamento clínico e após a cura e alta hospitalar.

Os seguintes sintomas podem ser observados: tosse, febre, coriza, dor de garganta, falta de ar, perda de olfato, alteração do paladar, cansaço, dor muscular, náusea, vômito e diarreia, podendo variar de um pequeno resfriado a graves sintomas respiratórios, inclusive com necessidade de cuidados hospitalares.

A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, através de espirros, tosse, aperto de mão, superfícies e objetos contaminados. Quando o indivíduo toca em uma superfície contaminada e leva a mão até o rosto, poderá ser contaminado. Por isso, a grande importância de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool 70%.

As pessoas internadas têm restrição em sua mobilidade e, por consequência, alto risco de perda de massa muscular, redução da força muscular, equilíbrio comprometido e dificuldades respiratórias.

Os pacientes que durante a internação hospitalar precisarem de tratamento intensivo (em UTI) com ventilação mecânica, uso de sedação e de bloqueadores neuromusculares terão seu aparelho locomotor e respiratório bastante comprometidos, tornando-se pessoas frágeis, com necessidade de reabilitação pós alta hospitalar.

Diante disso, é evidente a importância do tratamento fisioterapêutico domiciliar para que os pacientes possam recuperar suas condições cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas.

Fisioterapia Domiciliar Pós Covid-19:

• Objetivo: melhorar a dispneia (falta de ar), reduzir as complicações respiratórias, prevenir e reduzir as incapacidades e melhorar a funcionalidade e qualidade de vida;
  • Tempo do programa de reabilitação: entre 2 e 9 meses, a depender da condição funcional do paciente;
  • Plano de reabilitação respiratória e motora deve ser ajustado às demais comorbidades do paciente.
  • Exercício aeróbico: iniciando com baixa intensidade e aumentando gradualmente, com duração de três a cinco vezes por semana, 20 a 30 minutos de cada vez. Para pacientes que são facilmente fatigados, o exercício intermitente pode ser usado;
  • Treinamento de força/resistência: treinamento de carga, progressivo, com pequenos intervalos para descanso. Frequência de 2 a 3 vezes por semana;
  • Treinamento de equilíbrio de 2 a 3 vezes por semana;
  • Fisioterapia Respiratória: ajuste do ritmo respiratório, treinamento da atividade torácica, mobilização de secreção e estímulo de tosse (quando necessário); exercícios aeróbicos.

Luciano Chaves
Fisioterapeuta – Crefito 63.178-F