Notícias

clear
top-line

Acupuntura no tratamento da dor lombar

Após fazer algum esforço muito grande durante o dia, como carregar muito peso, fazer uma faxina em casa, pode aparecer “aquela” dor “chata” na parte de baixo da coluna, um pouco acima do “bumbum”. A situação descreve um caso típico de dor lombar aguda, ou seja, uma dor intensa que pode ter várias causas e tende a desaparecer com o tempo. Mas se após três meses essa dor ainda continua, isso pode significar que a pessoa passou a sofrer de um problema crônico, que precisa de uma atenção maior.

A dor lombar é desencadeada por espasmo muscular causado por movimentos bruscos ou repetitivos. A fonte da dor pode ser um problema tanto nos ligamentos ou na articulação bem como nos músculos da coluna. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que 80% da população mundial sofrerá, em algum momento de suas vidas, com este desconforto, que para alguns indivíduos se torna crônico.

Para o tratamento da lombalgia crônica a acupuntura associada ao tratamento convencional é muito eficaz, o que foi comprovado por vários estudos, como o realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Estudo realizado com um grupo de 60 pacientes sendo que 28 receberam tratamento convencional, enquanto o restante teve o tratamento convencional associado à acupuntura. Após o término das seis sessões de acupuntura verificou-se que o grupo que teve o tratamento convencional associado à acupuntura apresentou uma melhora significativa na dor lombar comparado ao outro grupo. Após três meses do término do tratamento a melhora persistia.

O tratamento convencional (uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corretas para atividades diárias) nem sempre é eficaz para o alívio do dor lombar crônica de alguns pacientes. Quando estas medidas são insuficientes, a acupuntura aliada a esses procedimentos torna o tratamento mais eficaz. A acupuntura age no local para redução da dor e da inflamação além de ter ação direta no sistema nervoso central promovendo a liberação de opióides endógenos, que são potentes analgésicos e antiinflamatórios.

Danielle Renck

Luciano Chaves

clear