A pneumonia é uma reação inflamatória do pulmão, causada por vários microrganismos, como as bactérias e vírus. Muitas vezes é provocada por causas desconhecidas ou por agentes nocivos inalados. Há fatores que contribui para o aparecimento dessa doença como lesão pulmonar por problema cardíaco ou respiratório, doença pulmonar (bronquite, enfisema), asma, exposição constante a ambientes tóxicos e cigarro. Pode aparecer também como consequência ao efeito de algum medicamento.
A própria idade é um fator isolado de risco na pneumonia, pois com o avançar da idade o sistema imunológico de defesa fica mais fraco. A gripe também deixa o corpo mais suscetível a essa doença e a melhor prevenção é vacinar o idoso contra as pneumonias causadas por vírus e alguns tipos de bactérias a partir dos 60 anos. As pessoas idosas também precisam evitar o contato com quem estiver gripado e ter uma alimentação saudável e hidratação adequada.
Os principais sintomas da pneumonia são tosse, expectoração com secreção amarelada, uma ou outra vez com sangue, dor no tórax, falta de ar e febre. Para caracterizar a doença um ou vários desses sinais podem aparecer, mas muitas vezes o idoso não apresenta nenhum sintoma, pois com o envelhecimento existe uma menor capacidade do organismo de reagir aos ataques. Por isso é importante a família estar atenta a qualquer alteração de comportamento, falta de apetite, sonolência e alteração do estado de consciência, como a desorientação.
A evolução da doença depende da condição prévia de cada pessoa e de quanto o pulmão foi comprometido, além da capacidade do agente causador se multiplicar. O diagnostico precoce reduz a chance de mortalidade.
- Leia nosso artigo sobre Prevenção de Quedas na Terceira Idade
- Visite nossa página no Facebook CLIQUE AQUI
Site desenvolvido por ♥ akuta