Salutar

Artrose X Artrite

Artrose

Sobre Artrose X Artrite. A artrose é uma afecção degenerativa que ataca as articulações. Ocorre em 80% da população acima de 55 anos, embora apenas 20% dos acometidos denotem sintomas. Homens e mulheres são igualmente atingidos. Quando se apresenta na juventude ou na vida média, a artrose é quase sempre secundária a uma lesão articular.

Os principais sintomas são dor durante ou após o movimento de uma articulação, que aumenta à medida que passa o dia, e endurecimento (conhecido como congelação), com perda da função após períodos de imobilidade. Assim, pode haver dificuldade em deambular ou levantar-se pela manhã ou após permanência prolongada numa cadeira. A dor provém tanto das articulações como dos músculos que a envolvem, porque estes entram em espasmo reflexamente. Como conseqüência da irritação dos nervos por osteófitos na coluna cervical ou lombar, os pacientes sentem braquialgia ou ciática. No caso da artrose do quadril, a dor pode ser sentida tanto no quadril quanto no joelho, porque os nervos de ambas as regiões provém de raízes de origem comum. A dor é menos intensa quando as articulações são mantidas em movimento ou quando o paciente está aquecido. A deformidade da articulação é também uma característica da doença. Os movimentos de uma articulação com artrose produz uma sensação rangente, ou crepitante, além da dor. Em alguns casos, poderá ser detectado um derrame intra-articular, por exemplo, no joelho, com inchaço.

Artrite Reumatoide

Nesta afecção, que difere bastante da artrose, há uma inflamação crônica simétrica das pequenas articulações, juntamente com manifestações que incluem anemia, neuropatias, nódulos subcutâneos, doenças pulmonares e oculares. Cerca de três quartos dos afetados são jovens ou de meiaidade (entre 25 a 55 anos), com predominância de mulheres, na proporção de 3 para 1. O início da artrite reumatóide pode ser precedido por uma doença orgânica ou seguir-se a um período de tensão emocional e, por esta razão, ela é freqüentemente tida como um distúrbio psicossomático. Os principais sintomas são dor, endurecimento e perda da função das articulações das mãos e dos pés, cotovelos, joelhos, coluna cervical e, algumas vezes, a articulação temporomandibular. A dor em picada predomina e se associa com endurecimento, que é pior após períodos de imobilidade, tais como sono ou repouso prolongado. Além de serem dolorosas, as articulações são inchadas. É comum que as deformidades dos pés e mãos sejam extremas, necessitando de correção cirúrgica.